Identificação
Título
Ouvido pensante
Tipologia
Descrição
Como o som é formado? Quais processos ocorrem para que possamos ouvir? Neste percurso, será observada a relação entre os fenômenos sonoros e as vibrações, através da interação com aparatos da exposição que se relacionam ao tema. No campo da arte, serão apresentados aspectos do som na composição musical e como a sonoplastia contribui na construção de narrativas como na TV e
cinema.
Ano de criação
2023
Eixo temático
Sensibilidade e Sentidos > Ouvido pensante | Sensibilidade e Sentidos
Palavras-chave
Acústica | Meios de propagação | Música | Ondas | Sonoplastia | Sons
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2018. | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. | MORAIS, Isabela. Não deixe seu mundo silenciar. Espaço Aberto: Revista Eletrônica da USP, n. 141, ago., 2012. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=nao-deixe-seu-mundo-silenciar | NISHIDA, Silvia M. Como ouvimos o mundo? O aparelho da audição. Universidade Estadual Paulista – UNESP. Disponível em: https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_q ualidade_corpo_sensorial_audicao1.htm | NISHIDA, Silvia M. SENTIDO DA AUDIÇÃO E DO EQUILÍBRIO. Departamento de Fisiologia, IB Unesp-Botucatu. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4647145/mod_resource/content/1/Text o%201%20-%20din%C3%A2mica%20dia%2003-06.pdf
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Galeria
Obras de arte
Exposições
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF09CI05 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR14 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR16
Conexão STEAM
Esta visita proporciona a possibilidade de relacionar conceitos físicos do som, como vibrações e meios de propagação, de forma a ampliar o conhecimento sobre diferentes tecnologias de reprodução sonora e sobre instrumentos musicais, bem como sobre formas não verbais de comunicação, como ocorre com a emissão e recepção de sons e com a criação musical.
Conexão CTSA
Este percurso aborda o som de uma perspectiva que integra conceitos científicos e questões artísticas, por meio da qual os participantes podem explorar diversos aspectos relacionados ao som. Além de compreender como as ondas sonoras são produzidas e percebidas, os participantes aprendem sobre a tecnologia envolvida na gravação e na reprodução de som. Eles podem investigar o impacto cultural da música e do som na sociedade, além de considerar os efeitos da poluição sonora no ambiente e na saúde humana. Conectando essas áreas, a atividade se torna multidisciplinar e relevante, incentivando os alunos a pensarem de forma crítica sobre como o som afeta diversos aspectos da vida cotidiana e do mundo ao seu redor e, na produção de sequências sonoras ou na criação musical humana, é afetado por eles.