Identificação
Título
Experimentações com equilíbrio: Jogos de equilíbrio
Tipologia
Descrição
Nesta visita, os participantes terão como foco a experimentação lúdica, entendendo o modo como funciona o nosso equilíbrio corporal, através da interação com aparatos e com jogos de movimento.
Ano de criação
2024
Temas
Eixo temático
Equilibrio e Conexão | Equilibrio e Conexão > Experimentações com equilíbrio
Palavras-chave
Área / Componente curricular
Referência
A importância de trabalhar o equilíbrio das crianças com idade entre 4 e 6 anos da educação infantil. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd143/o-equilibrio-das-criancas-da-educacaoinfantil.htm . | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | História da amarelinha: veja a origem e como se brinca de amarelinha. Disponível em: https://www.cleanipedia.com/br/familia/amarelinha-historiacomo-brincar.html . | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. | VITÓRIA, H. et al. BRINCADEIRAS POPULARES: A AMARELINHA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD 1_SA8_ID5860_29082020190244.pdf .
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Exposições
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG01 | Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG02 | Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG03 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO03 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO04 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO05
Conexão STEAM
Esta visita integra-se aos parâmetros da perspectiva STEAM, estimulando a formação integral do sujeito ao trabalhar diferentes campos de experiência de forma transdisciplinar. Além disso, incentiva a curiosidade por meio de métodos ativos, como as brincadeiras coletivas. Ao promover uma perspectiva investigativa em relação ao SESI Lab, a visita contribui para a formação crítica e sensível de cada indivíduo.
Conexão CTSA
Esta visita integra-se aos parâmetros do CTSA ao promover uma perspectiva de aprendizagem lúdica, baseada em princípios estéticos que valorizam o ato criativo na infância. Além disso, fomenta a formação participativa e crítica das crianças, criando contextos que permitem a expressão de sentimentos, ideias e questionamentos comprometidos com a busca do bem-estar coletivo e individual.