Identificação
Título
Mundo ao Redor: Céu de Brasília
Tipologia
Descrição
Neste percurso, os participantes são convidados a explorar a luz, as cores e os movimentos terrestres através das galerias Fenômenos no Mundo e Aprender Fazendo, nas quais experimentarão, por meio de alguns aparatos, de determinadas obras de arte e de algumas discussões, os efeitos do movimento na fotografia e a relação entre luz, cores e percepção do ambiente.
Ano de criação
2023
Temas
Eixo temático
Sensibilidade e Sentidos > Mundo ao redor | Sensibilidade e Sentidos
Palavras-chave
Cores e Padrões | Movimento | Movimento aparente da Terra | Sentidos
Área / Componente curricular
Referência
BACICH, LILIAN; HOLANDA, LEANDRO (org.). STEAM em Sala de Aula. Porto Alegre: Penso, 2020. | BARBOSA, Sandra M. F. Introdução à Teoria das Cores: Luz, Pigmentos e Percepção. Rio de Janeiro: Foco Editorial, 2015. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | COMISSÃO NACIONAL DE ASTRONOMIA E GEOFÍSICA. Glossário de Astronomia e Geofísica Planetária. 2. ed. São Paulo: Comissão Nacional de Astronomia e Geofísica, 2015. | MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012. | SILVA, Antônio R. Técnicas em Fotografia e Iluminação. 2. ed. São Paulo: Editora Photos, 2018.
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Obras de arte
Galeria
Exposições
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF01CI05 | Ensino Fundamental > Ciências > EF02CI07 | Ensino Fundamental > Ciências > EF03CI08 | Ensino Fundamental > Ciências > EF05CI11 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR01 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR04 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR26
Conexão STEAM
A metodologia STEAM busca integrar diferentes áreas do conhecimento em uma abordagem interdisciplinar. Neste percurso, relacionamos fenômenos físicos (como o movimento do céu e luz) com arte, abordando, só a título de exemplos, fotografia de longa exposição, fotografia estroboscópica, filtros, cores.