Identificação
Título
Aerogeradores
Tipologia
Descrição
Este percurso educativo trabalha o tema “Eficiência Energética” em uma abordagem que interliga saberes científicos (eletricidade, fontes de energia renováveis, produção de energia elétrica) com uma prática de arte e design voltada à construção de um aerogerador. Para isso, os participantes vão vivenciar dois momentos distintos: primeiramente, haverá uma Visita Educativa pelos aparatos relacionados à temática Eficiência Energética. Posteriormente, será realizada uma Oficina de Construção de um Aerogerador. Nesse momento, os participantes investigarão variáveis que influenciam a geração de energia eólica, conectados aos conhecimentos abordados durante a Visita Educativa às Galerias do SESI Lab.
Ano de criação
2023
Eixo temático
Transformação e Movimento > Eficiência Energética | Transformação e Movimento
Palavras-chave
Eficiência energética | Energia | Energia eólica | Recursos naturais | Sustentabilidade
Área / Componente curricular
Arte | Ciências | Física | Matemática
Parceria
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | BACICH, Lilian (Org.); HOLANDA, Leandro (Org.). STEAM em Sala de Aula. [s.l.] Penso Editora, 2020. | DE SOUZA, Hamilton Moss et al. Reflexões sobre os principais programas em eficiência energética existentes no Brasil. Revista Brasileira de energia, v. 15, p. 7-26, 2009. | DIDONET, Marcos et al. Energia: recurso da vida. Rio de Janeiro: Eletrobras Procel, 2014. Disponível em: https://conexaoedu.com.br/materiais/Natureza%20da%20Paisagem/Livro_Professor_Natureza_da_paisagem_2014.pdf. | DOS SANTOS, Widson Luiz Pereira. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, dez. 2012. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647/2077. Acesso em: 12 maio 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647. | EXPLORATORIUM. Light wind: Build a simple wind generator. Disponível em: https://www.exploratorium.edu/snacks/light-wind. | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre-RS: Editora Bookman, 2011. | QUEM é Quem da Eficiência Energética. Secretaria de Planejamento e Transição Energética. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/spe/quem-e-quem. | SESI Lab. Plano Museológico. Brasília: SESI-DN, 2022.
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF08CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF08CI06
Conexão STEAM
A atividade proposta visa estimular a aprendizagem tendo em vista a base de projetos, isto é, abordagem que permite que os participantes aprendam por meio da prática e do desenvolvimento de projetos que solucionem problemas reais. Ao projetar e construir o aerogerador e explorar conceitos de eletricidade, circuitos elétricos, fontes de energia, os todos são estimulados a usar sua criatividade e a colocar em prática os conceitos aprendidos de forma contextualizada. Dessa maneira, a atividade aguça a curiosidade dos participantes e torna a aprendizagem significativa, ao mostrar como os conceitos científicos podem ser aplicados na prática e em situações cotidianas, relacionando o conhecimento com a realidade de todos eles.
Conexão CTSA
Esta Visita Educativa foi criada fundamentada na abordagem CTSA, que explora os conhecimentos científicos e tecnológicos de modo contextualizado com seus impactos sociais, ambientais, econômicos, políticos, entre outros. Estimular reflexões a respeito do impacto da energia eólica, de uma energia de fonte renovável, bem como sobre o consumo da energia elétrica.