Identificação
Título
Jogos de equilíbrio
Tipologia
Descrição
Nesta visita, os participantes terão como foco a experimentação lúdica, entendendo o modo como funciona o nosso equilíbrio corporal, através da interação com aparatos e com jogos de movimento.
Ano de criação
2024
Eixo temático
Equilibrio e Conexão | Equilibrio e Conexão > Experimentações com equilíbrio
Palavras-chave
Área / Componente curricular
Arte | Ciências | Educação Infantil | Física
Referência
A importância de trabalhar o equilíbrio das crianças com idade entre 4 e 6 anos da educação infantil. Disponível em: . | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | História da amarelinha: veja a origem e como se brinca de amarelinha. Disponível em: . | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. | VITÓRIA, H. et al. BRINCADEIRAS POPULARES: A AMARELINHA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. [s.l: s.n.]. Disponível em: .
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG01 | Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG02 | Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG03 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO03 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO04 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO05
Conexão STEAM
Esta oficina se integra com os parâmetros da perspectiva STEAM de modo a instigar a formação integral do sujeito, trabalhando os diferentes campos de experiências de forma transdisciplinar, além de também incitar a curiosidade por métodos ativos como as brincadeiras coletivas propõem.
Conexão CTSA
Esta oficina se integra com os parâmetros do CTSA ao promover uma perspectiva de aprendizagem lúdica, oferecendo princípios estéticos voltados para a valorização do ato criador da infância, promovendo a formação participativa e crítica das crianças, criando contextos que lhes permitem a expressão de sentimentos, ideias e questionamentos comprometidos com a busca do bem-estar coletivo e individual. A CTSA é contemplada nessa visita, ao utilizarmos as brincadeiras como métodos de elaboração para uma formação cidadã.