Identificação
Título
Experimentações com Equilíbrio: Sapo equilibrista
Tipologia
Descrição
Neste percurso, os participantes são convidados a explorar equilíbrio, conexões, cores e formas, através da galeria Fenômenos no Mundo, do SESI Lab, experimentando os princípios físicos do equilíbrio e percebendo a interação entre as cores e formas encontradas no ambiente natural.
Ano de criação
2022
Temas
Eixo temático
Equilibrio e Conexão | Equilibrio e Conexão > Experimentações com equilíbrio
Palavras-chave
Centro de Massa | Cores e Padrões | Diversidade | Equilíbrio | Equilíbrio Biológico | Sustentabilidade
Área / Componente curricular
Referência
ASSIS, A. K. T. Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca. 1. ed. Montreal: Apeiron, 2008. Disponível em: https://www.ifi.unicamp.br/~assis/Arquimedes.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | BRUNDTLAND, G. H. Our Common Future: Report of the World Commission on Environment and Development. [S.l.]: United Nations, 1987. | DOS SANTOS, D. A.; STEIN-BARANA, A. C. M.; MUNHOZ, D. P. Estudo lúdico de equilíbrio de corpos e a formação do professor de física: relato de experiência. Rio Claro: Departamento de Física, IGCE, UNESP. | HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Hoboken: Wiley, 2013. | HEWITT, P. G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. | ITTEN, J. The Art of Color: The Subjective Experience and Objective Rationale of Color. New York: Van Nostrand Reinhold, 1973. | DE MELLO, Luiz Adolfo et al. PIBID e os Projetos de Ensino de Física. Scientia Plena, v. 9, n. 10, 2013. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1355/894 . Acesso em: 5 jul. 2024. | ODUM, E. P.; BARRETT, G. W. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2005. | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Centro de Educação Superior a Distância. Instrumentação para o Ensino de Física I: Aula 2 – Centroide, centro LanguagetoolWcar11894* | De gravidade e centro de massa de um corpo. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15254715102012Instrumentac ao_para_o_Ensino_de_Fisica_I_Aula_2.pdf . Acesso em: 5 jul. 2024.
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Exposições
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF02CI04 | Ensino Fundamental > Ciências > EF03CI02 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO02 | Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI03ET01 | Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI03ET02 | Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI03ET03
Conexão STEAM
Ao realizar os desafios nos aparatos, como na mesa instável, os participantes aplicam os conceitos físicos, ao participarem de uma experiência que combina a criatividade e o trabalho em equipe para a resolução de problemas.
Conexão CTSA
Este percurso se integra com os parâmetros do CTSA, ao promover uma reflexão sobre o equilíbrio entre as espécies e a sustentabilidade ambiental, de modo a permitir que os participantes possam tomar decisões sociais e ambientalmente responsáveis.