Identificação
Título
Construindo circuitos com massinha
Tipologia
Descrição
Na oficina "Construindo circuitos com massinha", os participantes criam uma escultura com massinha, experimentam materiais condutivos e não condutivos, além de criar um circuito elétrico que acende um LED. Durante a oficina, também compreendem a importância do cuidado e atenção ao utilizar a energia elétrica.
Ano de criação
2023
Eixo temático
Transformação e Movimento > Eficiência Energética | Transformação e Movimento
Palavras-chave
Circuito | Economia | Eficiência energética | Energia | Massinha | Recursos naturais | Transformação de energia
Parceria
Referência
BACICH, Lilian (Org.); HOLANDA, Leandro (Org.). STEAM em Sala de Aula. [s.l.] Penso Editora, 2020. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | DIDONET, Marcos et al. Energia: recurso da vida. Rio de Janeiro: Eletrobras Procel, 2014. Disponível em: https://conexaoedu.com.br/materiais/Natureza%20da%20Paisagem/Livro_Profe ssor_Natureza_da_paisagem_2014.pdf | EPE - EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Eficiência energética. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/eficienciaenergetica#:~:text=efici%c3%aancia%20significa%20fazer%20mais%20(ou,tra balho%22)%20com%20menos%20energia | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. | MINISTÉRIO alerta para prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças. Ministério dos Direitos Humanos. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/ministerioalerta-para-prevencao-de-acidentes-domesticos-envolvendo-criancas | QUEM é Quem da Eficiência Energética. Secretaria de Planejamento e Transição Energética. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mme/ptbr/assuntos/secretarias/spe/quem-e-quem | SANTOS, Widson Luiz Pereira dos. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, dez. 2012. ISSN 2317-5125. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647. | SOUZA, Hamilton Moss de et al. Reflexões sobre os principais programas em eficiência energética existentes no Brasil. Revista Brasileira de energia, v. 15, p. 7-26, 2009.
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF01CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF05CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF05CI05 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR04
Conexão STEAM
Nesta oficina, a aprendizagem por meio um projeto simples é incentivada. Os alunos são desafiados a criar um circuito elétrico, utilizando massinha de modelar, integrado a um LED, aguçando a curiosidade por meio da criação de um projeto autoral. Para muitos participantes é a primeira vez que têm a oportunidade de criar um circuito e ligar um LED. Assim, a oficina estimula a criatividade e o pensamento crítico, ao propor uma atividade de criação que dialoga com o tema do consumo consciente e eficiência energética.
Conexão CTSA
A oficina estimula a reflexão sobre as escolhas de consumo e o conceito de eficiência energética, encorajando os alunos a proporem ações que favoreçam a ações de consumo consciente.