Identificação
Título
Extração de DNA do morango
Tipologia
Descrição
Neste percurso, exploraremos os temas DNA, diversidade, evolução e genética,
presentes nas instalações e nos aparatos do SESI Lab. Tendo como objetivo
explorar a reflexão social sobre a diversidade étnica e a relação do código
genético humano com o de outros seres vivos como bactérias, plantas, fungos
entre outros, a Visita Educativa ocorrerá em aparatos que abordem temas sobre
equilíbrio ecológico, formas de ver o mundo, características genéticas e
fenotípicas. Ademais, visa-se introduzir tecnologias e ferramentas laboratoriais
voltadas aos visitantes, a fim de que haja uma aproximação com esse ambiente
e que promova um sentimento de pertencimento com a Ciência. Por fim, a visita
busca instigar o respeito entre as pessoas e também aguçar a curiosidade
científica relacionada com a temática.
Ano de criação
2022
Eixo temático
Palavras-chave
Diversidade | DNA | Evolução | Genética
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | SWEENEY, Diane. Berry full of DNA. In: SWEENEY, D.; WILLIAMSON, B. Biology: Exploring Life. Boston, Ma: Pearson Education, 2006.
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF06CI05 | Ensino Fundamental > Ciências > EF06CI06 | Ensino Fundamental > Ciências > EF09CI03 | Ensino Fundamental > Ciências > EF09CI11 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT201 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT304 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT305 | Ensino Fundamental | Ensino Médio
Conexão STEAM
A abordagem STEAM propõe a integração de algumas áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O percurso temático “DNA e diversidade” discorre majoritariamente sobre conteúdos da Biologia e da Química. Ademais, a temática da diversidade pode ser tratada tanto de forma biológica quanto social. Além das Ciências, a Tecnologia é abordada quando utilizamos e nos referimos a instrumentos, ferramentas e processos de observação de células e da estrutura molecular do DNA. Por sua vez, pode-se referir à Matemática ao discorrer sobre a percepção da dimensão de estruturas, como do DNA e das células. Ademais, a Visita Educativa e a Oficina de Extração de DNA contemplam a perspectiva STEAM ao darem autonomia para o participante realizar o experimento, colocando-o no centro do processo de aprendizagem, além de trazer reflexões sobre a sociedade e as diferentes formas de ver o mundo quando se trata de testes e de pesquisas científicas. A abordagem STEAM propõe um ensino menos expositivo, centrado no fazer e mais contextualizado. Nesse sentido, ela potencializa a participação ativa.
Conexão CTSA
A Oficina de Extração de DNA apresenta a relação de metodologias laboratoriais juntamente com um viés de reflexão da diversidade social e da bioética. Dessa forma, é possível abordar a relação científica da Biologia Molecular com a diversidade presente na sociedade e nas outras espécies de seres vivos. Com base no dado de que 99,9% do DNA dos seres humanos é idêntico, incentivamos a reflexão sobre a semelhança e, ao mesmo tempo, as diferenças na espécie Homo sapiens. A Visita mediada também contempla a história da Ciência ao falar sobre a estrutura do DNA e questões éticas a respeito do uso do código genético dos seres vivos nos testes de medicamentos e produtos.