Identificação
Título
Céu de Brasília
Tipologia
Descrição
A proposta convida os participantes a observar detalhes do céu da capital do Brasil, visto pela varanda do SESI Lab. A proposta é que a observação seja feita por meio de filtros gelatinosos coloridos, que remetem ao céu brasiliense, e por meio de caça-nuvens, que são moldes com imagens de diferentes nuvens e seus
nomes, os quais permitem voltar a atenção para as nuvens, as aves, os aviões, entre outros seres e objetos celestiais. Em seguida, a proposta é desenhar sobre o céu e perceber que ele não é estático, utilizando espelhos como suporte para a criação.
Ano de criação
2023
Eixo temático
Sensibilidade e Sentidos > Mundo ao redor | Sensibilidade e Sentidos
Palavras-chave
Céu | Filtros de cores | Formas | Observação | Sentidos | Sobreposição
Referência
BACICH, Lilian (Org.); HOLANDA, Leandro (Org.). STEAM em Sala de Aula. [s.l.] Penso Editora, 2020. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | DOS SANTOS, Widson Luiz Pereira. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, dez. 2012. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647/2077 Acesso em: 12 maio 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647. | PINNEY, Gavin Pretor. Guia do observador de nuvens. Intrínseca. 1. ed, 2008. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/591395742/Guia-doObservador-de-Nuvens-compressed# | Eletrificação das nuvens: http://chuvaproject.cptec.inpe.br/portal/saoluis/curso/rachel/EletricidadeAtmosf erica.pdf | Manual do Observador Meteorológico https://www.marinha.mil.br/chm/sites/www.marinha.mil.br.chm/files/u1907/ma nual-observador-completo.pdf
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF01CI05 | Ensino Fundamental > Ciências > EF02CI07 | Ensino Fundamental > Ciências > EF03CI08 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR01 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR04
Conexão STEAM
A metodologia STEAM busca integrar diferentes áreas do conhecimento em uma abordagem interdisciplinar. Na oficina de observação do céu e de nuvens, é possível explorar conceitos de física, astronomia, meteorologia, matemática e arte. Só para citarmos alguns exemplos, os participantes podem aprender sobre as diferentes formas de nuvens e como elas se formam (ciência), utilizar aplicativos ou telescópios para observar o céu (tecnologia e engenharia), calcular a distância entre estrelas ou planetas (matemática) e até mesmo criar desenhos ou pinturas inspirados nas formações de nuvens (arte). Na oficina de observação do céu e das nuvens, os participantes podem realizar atividades como a observação e o registro das diferentes formações de nuvens ao longo do dia, a identificação de constelações no céu noturno, entre outras. Essas atividades permitem que os participantes vivenciem na prática os conceitos abordados, tornando a aprendizagem mais significativa. A observação do céu e das nuvens permite que os participantes possam ser incentivados a pensar em soluções criativas para problemas, como, por exemplo, criar um dispositivo para medir a altura das nuvens ou desenvolver uma forma de representar as constelações de maneira mais acessível para pessoas com deficiência visual. Além disso, os participantes podem ser encorajados a questionar e refletir sobre os fenômenos observados, como, por exemplo, investigar por que algumas nuvens são mais escuras do que outras ou por que algumas estrelas parecem piscar no céu. Isso estimula o pensamento crítico e a curiosidade dos participantes.
Conexão CTSA
Na oficina de observação do céu e das nuvens, é possível explorar como esses fenômenos naturais impactam a vida das pessoas e o meio ambiente, por exemplo, os participantes podem discutir sobre a importância das nuvens na formação de chuvas e como isso afeta a agricultura e o abastecimento de água. Além disso, podem ser abordadas questões relacionadas à poluição luminosa e seus efeitos na observação do céu noturno.