Identificação
Título
Foguetinho
Tipologia
Descrição
O percurso temático tem como objetivo instigar o interesse e a curiosidade
científica por meio do questionamento de como as coisas são capazes de “voar”.
Para isso, é realizada uma visita aos aparatos expositivos que abordam os
fenômenos naturais relacionados à aerodinâmica, à propulsão e aos movimentos
do ar. Por meio de questionamentos, os visitantes são levados a identificar o ar
como força para a ativação do movimento, além de terem seu interesse
instigado sobre o porquê de alguns objetos e seres serem capazes de voar. Ao
final, é realizada uma Oficina de construção de um foguetinho movido a ar, na
qual os participantes podem trabalhar de forma lúdica conceitos de
aerodinâmica, propulsão e força, além de incentivar a expressão criativa
mediante técnicas artísticas, como a pintura, o desenho e a colagem. Desse
modo, o percurso engloba áreas de Ciências, como a Física e as Artes Visuais,
bem como exercita a coordenação motora fina. Posteriormente, tal iniciativa
propõe ainda que as crianças brinquem com os foguetes que elas mesmas
produziram e testem as variáveis que influenciam no maior ou menor voo por
meio do lançamento do foguete, na companhia dos colegas, o que contribui com
a prática da interação social e com a satisfação do resultado daquilo que elas
próprias realizaram.
Ano de criação
2022
Temas
Eixo temático
Transformação e Movimento > Eficiência Energética | Transformação e Movimento
Palavras-chave
Aerodinâmica | Ar | Foguete | Propulsão
Área / Componente curricular
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | SESI Lab. Plano Museológico. Brasília: SESI-DN, 2023.
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Exposições
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Educação Infantil | Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG05 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO03 | Educação Infantil > Traços, sons, cores e formas > EI03TS02
Conexão STEAM
Dentro da temática STEAM, esta Oficina estimula a aprendizagem, tendo como base projetos que aguçam a curiosidade e a prática dos participantes. Ela também apresenta o conhecimento de forma contextualizada e integrada.
Conexão CTSA
Reconhecer a tecnologia como uma forma de buscar soluções para o dia a dia. Usufruir da tecnologia para amenizar limitações.