Identificação
Título
Aerogeradores
Tipologia
Descrição
Esta oficina trabalha o tema “eficiência energética” em uma abordagem que interliga saberes científicos (eletricidade, fontes de energia renováveis, produção de energia elétrica) com uma prática de arte e design, voltada para a construção de um aerogerador. Nesse momento, os participantes investigarão variáveis que influenciam a geração de energia eólica conectada aos conhecimentos abordados durante a visita interativa nas galerias do SESI Lab.
Ano de criação
2023
Eixo temático
Transformação e Movimento > Eficiência Energética | Transformação e Movimento
Palavras-chave
Eficiência energética | Energia | Energia eólica | Recursos naturais | Sustentabilidade | Transformação de energia
Área / Componente curricular
Arte | Ciências | Física | Matemática
Parceria
Referência
BACICH, Lilian (org); HOLANDA, Leandro (org). STEAM em Sala de Aula: A Aprendizagem Baseada em Projetos Integrando Conhecimentos na Educação Básica. Penso Editora, 2020. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9ª edição. Porto Alegre - RS: Editora Bookman, 2011. | DE SOUZA, Hamilton Moss et al. Reflexões sobre os principais programas em eficiência energética existentes no Brasil. Revista Brasileira de Energia, v. 15, p. 7-26, 2009. | DIDONET, Marcos et al. Energia: recurso da vida. Rio de Janeiro: Eletrobras Procel, 2014. Disponível em: https://conexaoedu.com.br/materiais/Natureza%20da%20Paisagem/Livro_Profe ssor_Natureza_da_paisagem_2014.pdf | DOS SANTOS, Widson Luiz Pereira. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, dez. 2012. ISSN 2317-5125. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647. | EXPLORATORIUM. Light wind: Build a simple wind generator. Disponível em: https://www.exploratorium.edu/snacks/light-wind. | QUEM é Quem da Eficiência Energética. Secretaria de Planejamento e Transição Energética. 2023 Disponível em: https://www.gov.br/mme/ptbr/assuntos/secretarias/spe/quem-e-quem
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF08CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF08CI06
Conexão STEAM
A atividade proposta visa estimular a aprendizagem por base de projetos, uma abordagem que permite que os participantes aprendam pela prática e pelo desenvolvimento de projetos que solucionem problemas reais. Ao projetar e construir o aerogerador e explorar conceitos de eletricidade, circuitos elétricos, fontes de energia, os participantes são estimulados a usar sua criatividade e colocar em prática os conceitos aprendidos de forma contextualizada. Dessa forma, a atividade aguça a curiosidade dos participantes e torna a aprendizagem significativa, ao mostrar como os conceitos científicos podem ser aplicados na prática e em situações cotidianas, relacionando o conhecimento com a realidade dos participantes.
Conexão CTSA
Esta oficina explora os conhecimentos científicos e tecnológicos de forma contextualizada com seus impactos sociais, ambientais, econômicos e políticos. Trazer reflexões a respeito do impacto ambiental, econômico e social da energia eólica, uma energia de fonte renovável e reflexões sobre o consumo da energia elétrica.