Identificação
Título
Máscaras Futuristas
Tipologia
Descrição
Nesta oficina, os participantes são convidados a vivenciar a confecção de máscaras futuristas como um aparato corporal, experimentando, a partir de perspectivas lúdicas e tecnológicas, uma noção imaginária do que se propõe ser um corpo ciborgue, biônico ou humano aumentado, tendo como objeto disparador a obra
“Maria Biônica”, de Vitor Widergrun, presente na galeria Futuro das Profissões e os conceitos de movimentos como solarpunk, cyberagreste, sertãopunk, afrofuturismo e nossa relação com as Inteligências Artificiais.
Os visitantes serão convidados a criar uma máscara com camadas sobrepostas de papel e encaixes de metal que oferecem movimentação e interação à peça. Como complemento será possível adicionar circuitos elétricos para iluminar um LED, evocando a estética cyberpunk e digital.
Ano de criação
2024
Eixo temático
Perspectivas e Projeções > Humanidade aumentada | Perspectivas e Projeções
Palavras-chave
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | BORGES, L. A.; PIMENTA, T. F.; LIMA, M. V. L. DE. Nós, Ciborgues: O Corpo Elétrico e a Dissolução do Humano - Antropologia do Ciborgue: as Vertigens do Pós-Humano – Donna Haraway, Hari Kunzru, Tomaz Tadeu (Org.). 2016. Abusões, v. 8, n. 8, 19 maio 2019. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/download/42588/29582 Acesso em: 15 fev. 2024. | HARI KUNZRU; DONNA JEANNE HARAWAY; SILVA. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. | KIM, J. H. O Estigma da Deficiência Física e o Paradigma da Reconstrução Biocibernética do Corpo. Tese de Doutorado—Universidade de São Paulo: [s.n.]. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde10022014-111556/pt-br.php . Acesso em: 15 fev. 2024. | MAIA, M. DE N. Direto da Sarjeta: diálogos possíveis entre Cangaço Overdrive, de Zé Wellington e Walter Geovani, e Ronin, de Frank Miller. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 76, n. 2, 22 ago. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/FVCXsSkTXd5RBF8y7c4qKvs/ . Acesso em: 15 fev. 2024. | TEIXEIRA, M.; MIRAZ GRECCO, P. Novas Perspectivas Utópicas Decoloniais na América Latina a Partir da Ficção Especulativa. Revista Cidade Nuvens, v. 2, n. 8, p. 108–116, nov. 2023. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/rcn/article/view/869 . Acesso em: 15 fev. 2024. | YUGE, C. Conheça a nova sci-fi brasileira com sertãopunk, cyberagreste e amazofuturismo. Canal Tech, 8 fev. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/conheca-a-nova-sci-fi-brasileira-comsertaopunk-cyberagreste-e-amazofuturismo-159802/ . Acesso em: 15 fev. 2024.
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF07CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF07CI06 | Ensino Fundamental > Ciências > EF07CI11 | Ensino Fundamental > Matemática > EF07MA21 | Ensino Fundamental > Matemática > EF08MA18 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR01 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR04 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR05 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR06 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT207
Conexão STEAM
A oficina se encaixa na componente de Artes do STEAM, permitindo aos participantes explorarem a criatividade e a expressão pessoal. A inspiração na obra "Maria Biônica" de Vitor Widergrun e os conceitos de movimentos como solarpunk, cyberagreste, sertãopunk e afrofuturismo, além da relação com as inteligências artificiais, trazem a Ciência e a Tecnologia para a atividade. A adição de circuitos elétricos para iluminar um LED introduz os participantes à Engenharia e Matemática, ao mesmo tempo que reforça a estética cyberpunk e digital. Assim, a oficina de máscaras incorpora os elementos da metodologia STEAM, proporcionando uma experiência educativa interdisciplinar e envolvente.
Conexão CTSA
A discussão sobre as implicações sociais dessas máscaras tecnológicas, como a forma com a qual elas podem alterar nossas interações e percepções, aborda o componente de Sociedade, da metodologia CTSA. Além disso, a consideração de como essas máscaras podem ser usadas para melhorar a acessibilidade e a inclusão traz à tona questões de justiça social e ambiental, abordando o componente de Ambiente, dessa metodologia. Finalmente, a experimentação com a máscara e a discussão sobre suas possibilidades tecnológicas permitem aos participantes refletir sobre o impacto potencial dessas inovações em suas vidas e na sociedade em geral.