Identificação
Título
Explorando o som
Tipologia
Descrição
Como o som é formado? Quais processos ocorrem para que possamos ouvir? Esta atividade tem como objetivo explorar a natureza do som e as diversas formas de percebê-lo. Por meio de experimentações, é possível observar a relação entre os fenômenos sonoros e as vibrações, ressignificando a ideia do som através das percepções dos participantes ao trazer noções da física e da música, abrindo espaço para explorar a criatividade e a experimentação.
Ano de criação
2023
Eixo temático
Sensibilidade e Sentidos > Ouvido pensante | Sensibilidade e Sentidos
Palavras-chave
Meios de propagação | Música | Ondas | Sonoplastia | Sons | Vibrações
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | CONCEPÇÃO ACÚSTICA. Amplitude e frequência: o que é uma onda sonora?. Disponível em: https://www.concepcaoacustica.com/post/amplitude-efrequência-o-que-é-uma-onda-sonora. Acesso em: 10 abr. 2023. | EXPLORATORIUM. Science Snack: Groovy Sounds. Disponível em: https://www.exploratorium.edu/snacks/groovy-sounds. Acesso em 10/07/2024. | EXPLORATORIUM. Science Snack: Head Harps. Disponível em: https://www.exploratorium.edu/snacks/head-harp. Acesso em 10/07/2024. | EXPLORATORIUM. Science Snack: Secret Bells. Disponível em: https://www.exploratorium.edu/snacks/secret-bells. Acesso em 10/07/2024. | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9ª edição. Porto Alegre-RS: Editora Bookman, 2011. | KHAN ACADEMY. Propriedades do som (amplitude, período, frequência, comprimento de onda). Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/physics/mechanical-waves-andsound/sound-topic/v/sound-properties-amplitude-period-frequency-wavelength. Acesso em: 10 abr. 2023. | MORAIS, Isabela. Não deixe seu mundo silenciar. Espaço Aberto: Revista Eletrônica da USP, n. 141, ago., 2012. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=nao-deixe-seu-mundo-silenciar | NISHIDA, Silvia M. Como ouvimos o mundo? O aparelho da audição. Universidade Estadual Paulista – UNESP. Disponível em: https://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_q ualidade_corpo_sensorial_audicao1.htm | NISHIDA, Silvia M. SENTIDO DA AUDIÇÃO E DO EQUILÍBRIO. Departamento de Fisiologia, IB Unesp-Botucatu. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4647145/mod_resource/content/1/Text o%201%20-%20din%C3%A2mica%20dia%2003-06.pdf
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF09CI05 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR03 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR16 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT205 | Ensino Médio > Habilidades de Linguagens e suas Tecnologias > EM13LGG103 | Ensino Médio > Habilidades de Linguagens e suas Tecnologias > EM13LGG703
Conexão STEAM
Esta atividade proporciona a possibilidade de relacionar definições científicas acerca do som, de forma a ampliar o conhecimento sobre diferentes tecnologias de reprodução sonora e instrumentos musicais, bem como sobre formas não verbais de comunicação através dos sons e da criação musical, a partir do uso de demonstrações e experimentações que possibilitem criar experiências significativas de aprendizado e encorajamento dos participantes a testarem estruturas que permitam a observação do fenômeno. Dessa forma, a atividade conduz a um aprendizado holístico que vai do concreto ao abstrato, instigando nos participantes a curiosidade e o pensamento crítico.
Conexão CTSA
A abordagem da atividade estabelece relações entre os aspectos do som com as tecnologias de reprodução sonora e com as tecnologias de comunicação. Dessa forma, desenvolve um pensamento sobre como a sociedade utilizou os sons ao longo da história para se comunicar e abrir possibilidades para inovações tecnológicas nas comunicações.