DNA e Diversidade

Nessa curadoria os temas DNA, diversidade, evolução e genética presentes nas instalações e aparatos do SESI Lab são investigados. Tendo como objetivo explorar a reflexão social sobre a diversidade étnica e a relação do código genético humano com o de outros seres vivos como bactérias, plantas, fungos entre outros.

Bacteriópolis

Nesta obra, podemos ver diferentes espécies de microrganismos convivendo juntos em simbiose. É possível mostrar o equilíbrio ecológico da comunidade instaurada e a diversidade dos seres ali presentes.   

Conceito-Chave:
O DNA – Ácido Desoxirribonucleico – está presente em todos os seres vivos e armazena as informações genéticas, necessárias para a regulação da vida. As moléculas de DNA, também chamadas de “cromossomos”, são constituídas pelos mesmos códigos químicos em todos os seres vivos.

Perguntas norteadoras:  
Vocês conseguem ver as bactérias? As bactérias presentes são iguais? Qual a diferença que vocês observam nas colônias? Quais cores vocês estão percebendo? Elas estão vivas?  Quais outros seres vivos vocês conseguem lembrar? Será que as bactérias têm alguma parte do DNA igual a nossa? Como é uma célula de bactéria?  

Dica
Se possível leve uma placa/imagem com representações de diferentes tipos celulares. Mostre também uma placa com a comparação entre o DNA de uma bactéria e o DNA de um ser humano.

Discordando sobre cores

Neste aparato, um ponto central de luz amarelo puro é cercado por um anel de 11 pontos de várias cores compostas de diferentes proporções de luz vermelha e verde. Os visitantes devem decidir qual dos pontos externos melhor corresponde ao ponto central. Dois visitantes diferentes comparando pontos coloridos no anel externo com o ponto central muitas vezes discordam sobre quais cores combinam.

Perguntas norteadoras:  
Todas as pessoas enxergam as mesmas cores? Qual cor, entre todas, é mais parecida com a do centro na opinião de vocês? (ir apontando para as cores e pedir aos participantes que levantem a mão) Por que as pessoas enxergam cores diferentes?

Dica
Abordar sobre as diferenças da fisiologia do olho entre pessoas. O fenômeno observado neste aparato se deve a uma diversidade na quantidade de cones, células fotorreceptoras dos olhos pelas quais percebemos as cores. Temos três tipos de cones S (sensível à cor azul), M (sensível à cor verde) e L (sensível à cor vermelha).
Você pode utilizar esse aparato, em conjunto com o Sombras Coloridas, mostrando a mistura das cores.

Mosaico de retratos de rostos de pessoas de diversos tons de pele.

Humanæ

Esta obra de Angélica Dass pode ser utilizada para trazer a reflexão sobre a diversidade fenotípica dentro de uma mesma espécie, neste caso a humana.  Possibilitando a observação de diferentes características fenotípicas como: cor da pele e dos olhos; formato do rosto, do nariz e dos olhos.   

Perguntas Norteadoras  
Quais diferenças vocês conseguem observar entre as pessoas da obra? (fenótipo) – Ex.: covinhas, sardas…  Vocês têm alguma característica semelhante com alguma dessas pessoas? Todas essas características visíveis são definidas pelo DNA? (pode usar essa pergunta para relacionar a obra com o aparato “Isto é Genético?”). Considerando todas essas diferenças, quais vocês acreditam ser a semelhança ou a diferença na sequência de DNA entre essas pessoas? (genótipo). As diferenças genéticas (variabilidade) são importantes? Como seria se todos tivessem o mesmo DNA? 

Conceitos-Chave:
O Genótipo é o perfil de genes, em suma, a sequência de DNA, do individuo. É pessoal, próprio de cada ser. Enquanto o Fenótipo é o perfil de características observáveis que cada indivíduo possui. Compreende desde as características físicas até as características bioquímicas, que constituem um ser vivo.

Dica
É possível abordar que a semelhança genética entre indivíduos da mesma espécie é de 99,9%, ou seja, uma diferença de menos de 0,1% é responsável por toda essa diversidade. Mesmo assim, somos mais parecidos do que diferentes e, ao mesmo tempo, únicos.

Isso é Genético?

Nem todas as caraterísticas visíveis em um organismo são genéticas. Neste aparato, podemos discutir como determinadas características do nosso organismo são determinadas pela genética, algumas parcialmente e outras não. Os estudantes também podem explorar no aparato o quanto algumas de suas características são repetidas entre os visitantes do museu. 

Perguntas norteadoras:  
A característica (sardas, cor do olho, covinhas…) é genética? Será que o ambiente influencia nessa característica? Como?

Conceitos-chave

A Genética é a área das Ciências Biológicas que tem como foco a hereditariedade, ou seja, como as informações contidas no DNA são passadas entre gerações. Por sua vez, a Herança genética são os genes passados de geração em geração. 

Integração com o currículo

A curadoria aqui presente propõe um percurso pelos aparatos do SESI Lab no qual se investiga sobre DNA e diversidade genética dos seres vivos. Pensando conexões com sala de aula trazemos abaixo integrações entre essa curadoria e STEAM, CTSA e BNCC.

STEAM

STEAM é um acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes+Design e Matemática. Esta é uma abordagem educacional que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do pensamento complexo e da criatividade através da experimentação de processos artísticos, integrando-os aos processos científicos e tecnológicos. Para isso, são estimuladas aprendizagens baseadas em projetos, usando metodologias contextualizadas e atividades práticas que trazem um forte componente de colaboração social, engajamento e estímulo à criatividade.

Nessa curadoria são abordados, majoritariamente, conteúdos da Biologia e da Química. Além disso, a temática da diversidade pode ser vista tanto de forma biológica quanto social. Ela é um excelente ponto de partida para o desenvolvimento de projetos nos quais sejam debatidos temas como a variabilidade genética presente na natureza e organelas celulares. Uma sugestão é realizar uma oficina de extração de DNA do morango (confira mais aqui), permitindo a visualização dessa molécula tão importante para a vida.

CTSA

O movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade & Meio Ambiente) tem suas origens nos museus e centros de ciências e visa promover a visão crítica das possibilidades científicas e tecnológicas contemporâneas e futuras, formando cidadãos capazes de opinar sobre os temas científicos e seus impactos sociais, ambientais, econômicos, políticos, entre outros, bem como formar repertório para a tomada de decisões mais conscientes.

Essa curadoria foi criada fundamentada na abordagem CTSA e apresenta uma reflexão da diversidade social e da bioética. Com base no dado que 99,9% do DNA dos seres humanos é idêntico, incentivamos a reflexão sobre a semelhança e, ao mesmo tempo, as diferenças entre a espécie Homo sapiens.

BNCC

A BNCC, ou Base Nacional Comum Curricular, é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica, independentemente de onde vivem ou estudam no Brasil. Ela foi instituída com o objetivo de garantir uma formação integral, que contribua para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A BNCC orienta a revisão e a elaboração dos currículos dos sistemas e das redes escolares, tanto públicas quanto privadas, e serve como referência para a formação de professores, a elaboração de materiais didáticos e as avaliações de aprendizagem.

As principais habilidades específicas trabalhadas neste percurso são:

EF06CI05

Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

EF06CI06

Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

EF09CI03

Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.

EM13CNT201

Analisar e discutir modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente.

EF09CI11

Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

EM13CNT305

Investigar e discutir o uso indevido de conhecimentos das Ciências da Natureza na justificativa de processos de discriminação, segregação e privação de direitos individuais e coletivos, em diferentes contextos sociais e históricos, para promover a equidade e o respeito à diversidade.

EM13CNT304

Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.

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