Céu de Brasília

Esta curadoria convida a uma reflexão sobre o mundo que nos cerca. A partir da observação do céu da capital do Brasil (Brasília - DF) visto pela varanda do SESI Lab é possível investigar, com perspectivas artísticas e científicas, nuvens, aves, aviões, insetos e objetos celestes.

Câmara estroboscópica

Neste aparato é possível trabalhar a noção de movimento terrestre ao redor do sol ao manter uma pessoa parada enquanto a outra gira ao redor dela quando o aparato é ativado. Com base nisso, trabalharemos o movimento do céu.

Conceitos-chave:
Neste aparato, abordamos os movimentos de rotação e translação e como eles mudam a luz no céu. A rotação da Terra é o movimento que o planeta realiza ao girar em torno de seu próprio eixo. Este movimento é o que determina a sucessão dos dias e das noites, com uma duração aproximada de 24 horas.
A translação da Terra é o movimento que o planeta realiza ao redor do Sol. Este movimento é responsável pelas diferentes estações do ano. A Terra leva cerca de 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completar uma volta completa ao redor do Sol.

Perguntas Norteadoras:
Vocês sabiam que o céu se movimenta? Baseando-se nas respostas, elaborar uma discussão sobre a relação entre o giro do Sol, a Terra e a Lua. Então, sugerir a eles que experimentem o aparato imaginando como são esses movimentos.

Dica:
Após essa dinâmica, pode-se passar pelas obras de arte de Feco Hamburguer, Ampulhetas I e III, que ilustram bem tal movimento.

Sombras coloridas

Neste aparato, a partir das cores que aparecem, é possível abordar a sazonalidade do clima do Cerrado, trazendo o tempo seco e o chuvoso, assim como os diferentes momentos do dia e o seu efeito nas cores do céu

Conceitos-chave:
Neste aparato, ao trabalhar a cor do céu, é oportuna apresentar o conceito de Bioma como um conjunto de clima, plantas e animais que caracterizam o ambiente de cada lugar, e aprofundar no bioma do Cerrado.

Perguntas Norteadoras:
Quais cores têm o céu (pensando a lógica de manhã/tarde/noite e não introduzir o pôr do sol ainda)? Quais cores vemos no céu de Brasília?

Dica:
Perguntar sobre as cores que se formam na intercessão das sombras.

Brasília RGB. Intervenção composta de doze painéis deslizantes de vidro laminado e colorido: filtros vermelhos, azuis e verdes.

Neste aparato, vamos conversar sobre a variação de cor do nascer e do pôr do sol, retomando a discussão sobre a rotação da Terra, e explicar o porquê de a cor do céu ser azul.

Integração com o currículo

A curadoria aqui presente propõe um percurso pelos aparatos do SESI Lab no qual se investiga a natureza que nos cerca. Pensando conexões com sala de aula trazemos abaixo integrações entre essa curadoria e STEAM, CTSA e BNCC.

STEAM

STEAM é um acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes+Design e Matemática. Esta é uma abordagem educacional que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do pensamento complexo e da criatividade através da experimentação de processos artísticos, integrando-os aos processos científicos e tecnológicos. Para isso, são estimuladas aprendizagens baseadas em projetos, usando metodologias contextualizadas e atividades práticas que trazem um forte componente de colaboração social, engajamento e estímulo à criatividade.

Por meio dessa curadoria é possível explorar conceitos de Física, Astronomia, Meteorologia, Matemática e Arte. Expandindo as ações, os participantes podem aprender sobre as diferentes formas de nuvens e como elas se formam, utilizar aplicativos ou telescópios para observar o céu, calcular a distância entre estrelas ou planetas e até mesmo criar desenhos ou pinturas inspirados na formação de nuvens.

CTSA

O movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade & Meio Ambiente) tem suas origens nos museus e centros de ciências e visa promover a visão crítica das possibilidades científicas e tecnológicas contemporâneas e futuras, formando cidadãos capazes de opinar sobre os temas científicos e seus impactos sociais, ambientais, econômicos, políticos, entre outros, bem como formar repertório para a tomada de decisões mais conscientes.

Nessa curadoria é possível explorar como esses fenômenos naturais impactam a vida das pessoas e o meio ambiente. Por exemplo, é possível trabalhar a partir das provocações a importância das nuvens na formação de chuvas e como isso afeta a agricultura e o abastecimento de água. Além disso, podem ser abordadas questões relacionadas à poluição luminosa e seus efeitos na observação do céu noturno.

BNCC

As principais habilidades específicas trabalhadas neste percurso são:

EI03CG05

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

EI03ET02

Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

EI03ET01

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

EI03EO03

Aprimorar as relações interpessoais, de modo a contribuir com a prática de atitudes de participação e colaboração.

EI03CG05

Articular as suas habilidades manuais para que sejam direcionadas a seus interesses e necessidades em situações variadas.

EI03TS02

Desenvolver a livre expressão criativa por meio de recursos das artes visuais com produções bidimensionais e tridimensionais.

EI03ET03

Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

EI02ET02

Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, etc.).

EI03ET04

Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

EI03ET05

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

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