Câmara estroboscópica
Neste aparato é possível trabalhar a noção de movimento terrestre ao redor do sol ao manter uma pessoa parada enquanto a outra gira ao redor dela quando o aparato é ativado. Com base nisso, trabalharemos o movimento do céu.
Conceitos-chave:
Neste aparato, abordamos os movimentos de rotação e translação e como eles mudam a luz no céu. A rotação da Terra é o movimento que o planeta realiza ao girar em torno de seu próprio eixo. Este movimento é o que determina a sucessão dos dias e das noites, com uma duração aproximada de 24 horas.
A translação da Terra é o movimento que o planeta realiza ao redor do Sol. Este movimento é responsável pelas diferentes estações do ano. A Terra leva cerca de 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completar uma volta completa ao redor do Sol.
Perguntas Norteadoras:
Vocês sabiam que o céu se movimenta? Baseando-se nas respostas, elaborar uma discussão sobre a relação entre o giro do Sol, a Terra e a Lua. Então, sugerir a eles que experimentem o aparato imaginando como são esses movimentos.
Dica:
Após essa dinâmica, pode-se passar pelas obras de arte de Feco Hamburguer, Ampulhetas I e III, que ilustram bem tal movimento.
Sombras coloridas
Neste aparato, a partir das cores que aparecem, é possível abordar a sazonalidade do clima do Cerrado, trazendo o tempo seco e o chuvoso, assim como os diferentes momentos do dia e o seu efeito nas cores do céu
Conceitos-chave:
Neste aparato, ao trabalhar a cor do céu, é oportuna apresentar o conceito de Bioma como um conjunto de clima, plantas e animais que caracterizam o ambiente de cada lugar, e aprofundar no bioma do Cerrado.
Perguntas Norteadoras:
Quais cores têm o céu (pensando a lógica de manhã/tarde/noite e não introduzir o pôr do sol ainda)? Quais cores vemos no céu de Brasília?
Dica:
Perguntar sobre as cores que se formam na intercessão das sombras.
Brasília RGB
Neste aparato, vamos conversar sobre a variação de cor do nascer e do pôr do sol, retomando a discussão sobre a rotação da Terra, e explicar o porquê de a cor do céu ser azul.
Perguntas Norteadoras:
Vocês já imaginaram se o céu tivesse outras cores: E como seria? Vocês já viram as cores desses painéis no céu? Será que, se o céu tivesse outra cor, nossa vida seria diferente?
Integração com o currículo
A curadoria aqui presente propõe um percurso pelos aparatos do SESI Lab no qual se investiga a natureza que nos cerca. Pensando conexões com sala de aula trazemos abaixo integrações entre essa curadoria e STEAM, CTSA e BNCC.
STEAM
STEAM é um acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes+Design e Matemática. Esta é uma abordagem educacional que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do pensamento complexo e da criatividade através da experimentação de processos artísticos, integrando-os aos processos científicos e tecnológicos. Para isso, são estimuladas aprendizagens baseadas em projetos, usando metodologias contextualizadas e atividades práticas que trazem um forte componente de colaboração social, engajamento e estímulo à criatividade.
Por meio dessa curadoria é possível explorar conceitos de Física, Astronomia, Meteorologia, Matemática e Arte. Expandindo as ações, os participantes podem aprender sobre as diferentes formas de nuvens e como elas se formam, utilizar aplicativos ou telescópios para observar o céu, calcular a distância entre estrelas ou planetas e até mesmo criar desenhos ou pinturas inspirados na formação de nuvens.
CTSA
O movimento CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade & Meio Ambiente) tem suas origens nos museus e centros de ciências e visa promover a visão crítica das possibilidades científicas e tecnológicas contemporâneas e futuras, formando cidadãos capazes de opinar sobre os temas científicos e seus impactos sociais, ambientais, econômicos, políticos, entre outros, bem como formar repertório para a tomada de decisões mais conscientes.
Nessa curadoria é possível explorar como esses fenômenos naturais impactam a vida das pessoas e o meio ambiente. Por exemplo, é possível trabalhar a partir das provocações a importância das nuvens na formação de chuvas e como isso afeta a agricultura e o abastecimento de água. Além disso, podem ser abordadas questões relacionadas à poluição luminosa e seus efeitos na observação do céu noturno.
BNCC
As principais habilidades específicas trabalhadas neste percurso são:
EI03CG05
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03ET02
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
EI03ET01
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
EI03EO03
Aprimorar as relações interpessoais, de modo a contribuir com a prática de atitudes de participação e colaboração.
EI03CG05
Articular as suas habilidades manuais para que sejam direcionadas a seus interesses e necessidades em situações variadas.
EI03TS02
Desenvolver a livre expressão criativa por meio de recursos das artes visuais com produções bidimensionais e tridimensionais.
EI03ET03
Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
EI02ET02
Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, etc.).
EI03ET04
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
EI03ET05
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Relacionados
Gostou dessa curadoria? Confira mais itens relacionados!