Identificação
Título
Humanidade Aumentada
Tipologia
Descrição
Neste percurso, os participantes são convidados a refletir sobre a ideia de Humanidade Aumentada, explorando conceitos como: deficiência, ciborgue, tecnologias, etc. A partir da obra Maria Biônica, de Vitor Widergrun, presente na galeria Imaginando Futuros, discutiremos movimentos como Solarpunk,
Cyberagreste, Sertãopunk, Afrofuturismo e nossa relação com as Inteligências Artificiais.
Ano de criação
2024
Temas
Eixo temático
Perspectivas e Projeções > Humanidade aumentada | Perspectivas e Projeções
Palavras-chave
Biônico | Ciborgue | Humanidade aumentada | Inteligência artificial
Referência
BORGES, L. A.; PIMENTA, T. F.; LIMA, M. V. L. DE. Nós, Ciborgues: O Corpo Elétrico e a Dissolução do Humano - Antropologia do Ciborgue: as Vertigens do Pós-Humano – Donna Haraway, Hari Kunzru, Tomaz Tadeu (Org.). 2016. Abusões, v. 8, n. 8, 19 maio 2019. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/download/42588/29582 Acesso em: 15 fev. 2024. | HARI KUNZRU; DONNA JEANNE HARAWAY; SILVA. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. | KIM, J. H. O Estigma da Deficiência Física e o Paradigma da Reconstrução Biocibernética do Corpo. Tese de Doutorado— Universidade de São Paulo: [s.n.]. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10022014- 111556/pt-br.php . Acesso em: 15 fev. 2024. | MAIA, M. DE N. Direto da Sarjeta: diálogos possíveis entre Cangaço Overdrive, de Zé Wellington e Walter Geovani, e Ronin, de Frank Miller. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 76, n. 2, 22 ago. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/FVCXsSkTXd5RBF8y7c4qKvs/ . Acesso em: 15 fev. 2024. | MARTINEZ, A. MIDI-Board T-shirt. Disponível em: https://www.alinemartinez.io/research_projects/midi-board-t-shirt-48. Acesso em: 15 fev. 2024. | TANNENBAUM, E. Recollections Six – Ed Tannenbaum Portfolio. Disponível em: https://www.archive-digitalart.eu/database/general/work/recollectionsi-iv.html . Acesso em: 15 fev. 2024. | TEIXEIRA, M.; MIRAZ GRECCO, P. Novas Perspectivas Utópicas Decoloniais na América Latina a Partir da Ficção Especulativa. Revista Cidade Nuvens, v. 2, n. 8, p. 108–116, nov. 2023. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/rcn/article/view/869 . Acesso em: 15 fev. 2024. | YUGE, C. Conheça a nova sci-fi brasileira com sertãopunk, cyberagreste e amazofuturismo. Canal Tech, 8 fev. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/conheca-a-nova-sci-fibrasileira-com-sertaopunk-cyberagreste-e-amazofuturismo-159802/ . Acesso em: 15 fev. 2024.
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Obras de arte
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF07CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF07CI06 | Ensino Fundamental > Ciências > EF07CI11 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR01 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR04 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR05 | Ensino Fundamental > Educação Física > EF89EF08 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT207 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT208 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT308
Conexão STEAM
Esse percurso de visita contempla a abordagem STEAM ao integrar diferentes disciplinas e conceitos. A exploração de temas como inteligência artificial, visão infravermelha e tecnologias corporais avançadas, como próteses e implantes cibernéticos, permite aos participantes mergulharem em conceitos científicos e tecnológicos complexos. Além disso, a análise de obras de arte contemporânea, como a MIDI-Board T-Shirt e Maria Biônica, oferece uma oportunidade para apreciar e refletir sobre as intersecções entre arte, tecnologia e expressão humana. A participação em atividades práticas, como desafios de engenharia para resolver problemas específicos e experiências sensoriais, promove não apenas o pensamento criativo e a resolução de problemas, mas também incentiva uma compreensão mais profunda da interconexão entre as disciplinas STEAM. Embora cada componente da abordagem STEAM seja abordado de maneira distinta ao longo do percurso, é a conexão entre essas áreas que proporciona uma experiência educativa enriquecedora e holística, capacitando os participantes a explorarem e compreenderem melhor os mundos complexos da arte, da tecnologia e da ciência.
Conexão CTSA
Esse percurso de visita adota uma abordagem CTSA na exploração de conceitos científicos, como inteligência artificial e visão infravermelha, também proporcionando aos participantes uma compreensão mais profunda dos desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos e de seu impacto na sociedade. Além disso, ao abordar temas como corpo biônico, ciborgues e movimentos culturais como Afrofuturismo e Sertãopunk, o percurso promove reflexões sobre as interações complexas entre tecnologia, cultura, identidade e os desafios éticos e sociais associados a essas questões. Ao integrar elementos da abordagem CTSA, o percurso não apenas oferece uma visão abrangente das interações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, mas também estimula os participantes a considerarem criticamente os impactos dessas interações em suas vidas e no mundo ao seu redor. Essa abordagem interdisciplinar não só enriquece a compreensão dos participantes sobre os avanços tecnológicos e científicos, mas também os capacita a refletir sobre questões sociais, culturais e éticas relevantes para a nossa sociedade contemporânea.