-
OFICINA_EI_EF_Sapo_equilibrista-revisto (1) (2)
-
Apresentação_Sapo Equilibrista
-
Molde-Sapo-corte-laser-69x90-papel-240gm-_1_ (2)
-
OFICINA_EI_EF_Sapo_equilibrista-revisto (1) (2)
-
Apresentação_Sapo Equilibrista
-
Molde-Sapo-corte-laser-69x90-papel-240gm-_1_ (2)
Identificação
Título
Sapo Equilibrista
Tipologia
Descrição
Na Oficina “Sapo Equilibrista", o participante explorará a relação entre cores e formas presentes no ambiente natural, integrando esses elementos com os princípios físicos relacionados ao equilíbrio. Ao criar a figura do sapo, os participantes serão desafiados a aplicar esses conceitos, com os quais poderão promover a si mesmos uma experiência com a diversidade e a física do equilíbrio.
Ano de criação
2022
Eixo temático
Equilibrio e Conexão | Equilibrio e Conexão > Experimentações com equilíbrio
Palavras-chave
Centro de Massa | Cores e Padrões | Diversidade | Equilíbrio | Equilíbrio Biológico | Sustentabilidade
Referência
ASSIS, A. K. T. Arquimedes, o Centro de Gravidade e a Lei da Alavanca. 1. ed. Montreal: Apeiron, 2008. Disponível em: https://www.ifi.unicamp.br/~assis/Arquimedes.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | BRUNDTLAND, G. H. Our Common Future: Report of the World Commission on Environment and Development. [S.l.]: United Nations, 1987. | DUELLMAN, W. E.; TRUEB, L. Biology of Amphibians. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1994. | DOS SANTOS, D. A.; STEIN-BARANA, A. C. M.; MUNHOZ, D. P. Estudo lúdico de equilíbrio de corpos e a formação do professor de física: relato de experiência. Rio Claro: Departamento de Física, IGCE, UNESP. | HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física. Hoboken: Wiley, 2013. | ITTEN, J. The Art of Color: The Subjective Experience and Objective Rationale of Color. New York: Van Nostrand Reinhold, 1973. | KLISYS, Adriana. SCARINCI, Anne L. NETO, Aníbal Fonseca F. SONCINI, Maria Isabel I. Brinca Ciência: um ensaio lúdico educativo sobre Ciência & Tecnologia na escola pública de Santo André. Volume 1. São Paulo: Soft Editora, 2010. | KLISYS, Adriana. SCARINCI, Anne L. NETO, Aníbal Fonseca F. SONCINI, Maria Isabel I. Brinca Ciência: um ensaio lúdico educativo sobre Ciência & Tecnologia na escola pública de Santo André. Volume 2. São Paulo: Soft Editora, 2010. | MELO, L. A. PIBID e os projetos de ensino de física. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/1355/894 . Acesso em: 5 jul. 2024. | ODUM, E. P.; BARRETT, G. W. Fundamentos de Ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2005. | REVISTA ARCO. Sapos, pererecas e rãs da América do Sul. Disponível em: https://www.ufsm.br/midias/arco/sapos-pererecas-e-ras-da-america-do-sul. Acesso em: jul. 2024. | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Centro de Educação Superior a Distância. Instrumentação para o Ensino de Física I: Aula 2 – Centróide, centro gravidade e centro de massa de um corpo. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15254715102012Instrumentac ao_para_o_Ensino_de_Fisica_I_Aula_2.pdf . Acesso em: 5 jul. 2024.
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Arte > EF15AR02 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR04 | Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI03ET03 | Educação Infantil > Traços, sons, cores e formas > EI03TS02
Conexão STEAM
A conexão com a abordagem STEAM se dá na utilização de estratégias para resolver problemas e desafios, além da proposição do exercício da criação de padrões de cores e formas na figura do sapo, bem como na exploração do conceito de centro de massa.
Conexão CTSA
Esta oficina promove uma reflexão necessária sobre o equilíbrio entre as espécies e a sustentabilidade ambiental, de modo a permitir que os participantes possam tomar decisões social e ambientalmente responsáveis.