Identificação
Título
Foguetinho
Tipologia
Descrição
O percurso temático tem como objetivo instigar o interesse e a curiosidade
científica por meio do questionamento de como as coisas têm o poder de voar.
Para isso é realizada uma visita aos aparatos expositivos que abordam os
fenômenos naturais relacionados à aerodinâmica, à propulsão e aos movimentos
do ar. Por meio de questionamentos, os visitantes são levados a identificar o ar
como força para a ativação do movimento, além de terem seu interesse
instigado sobre o porquê de alguns objetos e seres serem capazes de voar. Ao
final, é realizada uma Oficina de construção de um foguetinho movido a ar, na
qual os participantes podem trabalhar de forma lúdica conceitos de
aerodinâmica, propulsão e força, além de incentivar a expressão criativa por
meio de técnicas artísticas, como a pintura, o desenho e a colagem. Desse
modo, o percurso engloba áreas de Ciências, como a Física e as Artes Visuais,
além de exercitar a coordenação motora fina. Ainda na fase conclusiva, propõese que as crianças brinquem com os foguetes que elas mesmas produziram e
testem as variáveis que influenciam no maior ou menor voo por meio do
lançamento do foguete junto aos colegas, o que contribui com a prática da
interação social e com a satisfação do resultado daquilo que elas mesmas
realizaram.
Ano de criação
2022
Eixo temático
Palavras-chave
Aerodinâmica | Ar | Foguete | Força | Propulsão
Área / Componente curricular
Referência
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | SESI Lab. Plano Museológico. Brasília: SESI-DN, 2023.
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Educação Infantil | Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG05 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO03 | Educação Infantil > Traços, sons, cores e formas > EI03TS02
Conexão STEAM
Dentro da temática STEAM, esta Oficina de Foguetinho estimula a aprendizagem por base de projetos ao aguçar a curiosidade e a prática dos participantes. Ela também apresenta o conhecimento de forma contextualizada e integrada.
Conexão CTSA
Reconhece a tecnologia como uma forma de buscar soluções para o dia a dia e usufrui da tecnologia para amenizar limitações.