Identificação
Título
Eficiência Energética: Construindo circuitos com massinha
Tipologia
Descrição
Essa ação visa apresentar o conceito de eficiência energética de forma lúdica para crianças do Ensino Fundamental ⎯ anos iniciais, estimulando a reflexão sobre o melhor uso da energia em atividades cotidianas e incentivando a economia energética. Durante a visita educativa, serão explorados os conceitos de energia, sua presença em nosso dia a dia, a importância da economia de energia elétrica e a condutividade dos
objetos.
Ano de criação
2023
Temas
Eixo temático
Transformação e Movimento > Eficiência Energética | Transformação e Movimento
Palavras-chave
Circuito | Economia | Eficiência energética | Energia | Massinha | Sustentabilidade | Transformação de energia
Parceria
Referência
BACICH, LILIAN; HOLANDA, LEANDRO (org.). STEAM em Sala de Aula. Porto Alegre: Penso, 2020. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | DE SOUZA, Hamilton Moss et al. Reflexões sobre os principais programas em eficiência energética existentes no Brasil. Revista Brasileira de Energia, v. 15, p. 7-26, 2009. | DIDONET, Marcos et al. Energia: recurso da vida. Rio de Janeiro: Eletrobras Procel, 2014. Disponível em: https://conexaoedu.com.br/materiais/Natureza%20da%20Paisagem/Livro_Profe ssor_Natureza_da_paisagem_2014.pdf | DOS SANTOS, Widson Luiz Pereira. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, dez. 2012. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647/2077. Acesso em: 12 maio 2023. doi:http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647. | EPE - EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Eficiência energética. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/eficienciaenergetica#:~:text=efici%c3%aancia%20significa%20fazer%20mais%20(ou,tra balho%22)%20com%20menos%20energia | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. | MINISTÉRIO alerta para prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças. Ministério dos Direitos Humanos. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/ministerioalerta-para-prevencao-de-acidentes-domesticos-envolvendo-criancas | MUNDO INVENTIVO. Massinha elétrica. YouTube, 08 de outubro de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yDITmEX_ylg. | QUEM é Quem da Eficiência Energética. Secretaria de Planejamento e Transição Energética. 2023 Disponível em: https://www.gov.br/mme/ptbr/assuntos/secretarias/spe/quem-e-quem
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Exposições
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF01CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF05CI01 | Ensino Fundamental > Ciências > EF05CI05 | Ensino Fundamental > Arte > EF15AR04
Conexão STEAM
O percurso visa estimular a aprendizagem através da prática e do desenvolvimento de soluções para desafios. Durante o percurso os participantes exploram conceitos de transformação de energia, eletricidade, circuitos elétricos, fontes de energia, e são estimulados a usar sua criatividade e colocar em prática os conceitos aprendidos de forma contextualizada. Dessa forma, o percurso aguça a curiosidade dos participantes e torna a aprendizagem significativa, ao mostrar como os conceitos científicos podem ser aplicados na prática e em situações cotidianas, relacionando o conhecimento com a realidade dos participantes.
Conexão CTSA
Este percurso temático visa promover o reconhecimento da tecnologia como ferramenta para solução de problemas cotidianos e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para o impacto socioambiental e econômico resultante de seu uso. Dessa forma, não apenas aborda conceitos importantes para a vida cotidiana, mas também promove uma consciência crítica e ações proativas em relação ao meio ambiente e à sociedade.