Identificação
Título
Bons e maus condutores
Tipologia
Descrição
Na oficina “Bons e maus condutores”, é contatada a história de um jacaré que morava no Lago Paranoá e estava numa situação de levar choque quando encostava a pata em objetos condutivos, mas não entendia o porquê, então, nós do SESI Lab vamos ajudá-lo a resolver o problema, e, em seguida, os visitantes realizarão uma atividade em que produzirão, a partir de uma dobradura, um jacaré que, ao abrir e fechar a boca, fecha um circuito acendendo um LED.
Ano de criação
2023
Eixo temático
Transformação e Movimento > Eficiência Energética | Transformação e Movimento
Palavras-chave
Circuito | Condutivo | Economia de energia | Energia | Não condutivo
Área / Componente curricular
Referência
BACICH, LILIAN; HOLANDA, LEANDRO (org.). STEAM em Sala de Aula. Porto Alegre: Penso, 2020. | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | DIDONET, Marcos et al. Energia: recurso da vida. Rio de Janeiro: Eletrobras Procel, 2014. Disponível em: https://www.museulight.com.br/ebooks/989000fc41b8-4306-9c7b-b1bef0d0ac5b.pdf | DOS SANTOS, Widson Luiz Pereira. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 49-62, dez. 2012. ISSN 2317-5125. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2023. | HEWITT, Paul G. Física Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. | MINISTÉRIO alerta para prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças. Ministério dos Direitos Humanos. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/novembro/ministerioalerta-para-prevencao-de-acidentes-domesticos-envolvendo-criancas | QUEM é Quem da Eficiência Energética. Secretaria de Planejamento e Transição Energética. 2023 Disponível em: https://www.gov.br/mme/ptbr/assuntos/secretarias/spe/quem-e-quem
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI02ET02 | Educação Infantil > Corpo, gestos e movimentos > EI03CG05 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO03 | Educação Infantil > O eu, o outro e o nós > EI03EO07 | Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI03ET01 | Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI03ET02 | Educação Infantil > Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações > EI03ET03 | Educação Infantil > Traços, sons, cores e formas > EI03TS02
Conexão STEAM
A oficina se relaciona com o STEAM ao estimular o processo de aprendizagem a partir da utilização de elementos da ludicidade, da experimentação de materiais condutores de energia com a utilização de aparatos científicos, realizados junto com a prática de contação da história do jacaré. Além disso, os participantes montam seu jacaré com um circuito elétrico simples que acende um LED, despertando a curiosidade sobre o tema.
Conexão CTSA
Essa oficina foi fundamentada na abordagem CTSA, que estimula o processo de reflexão sobre o entendimento do mundo natural, social e elementos que os compõem, a partir das práticas de discussão sobre os temas, abordando perspectivas físicas, sociais, biológicas e ecológicas nas etapas de desenvolvimento. Neste percurso, por exemplo, é possível sensibilizar o participante sobre a energia elétrica, os possíveis riscos do mau uso dela e de suas consequências para o meio ambiente.