Construindo pontes entre a sociedade e o conhecimento.
Disponibilizar informações e conhecimento para a sociedade é parte importante da missão dos museus no mundo contemporâneo. Essas instituições são depositárias e produtoras de acervos, práticas comunicacionais e educacionais, pesquisas básicas e aplicadas que constituem um importante patrimônio a ser não só disseminado, como utilizado pela sociedade. As tecnologias digitais são ferramentas fundamentais para que essa disseminação aconteça, permitindo o acesso, de forma organizada e sistematizada, aos conteúdos e informações produzidos pelos museus.
Esse é o caso da plataforma de Acervo Digital do SESI Lab, voltado para a disseminação das exposições, ações educativas, publicações e demais ações, conteúdos e processos museológicos do SESI Lab – museu interativo de arte, ciência e tecnologia, localizado em Brasília (DF). Utilizando as chamadas TICs (tecnologias da informação e comunicação), criamos um repositório digital voltado para a gestão de informações de forma muito mais dinâmica e eficiente, abrindo inúmeras possibilidades de socialização do conhecimento gerado pelo museu, impactando de forma direta o relacionamento do SESI Lab com seus públicos.
Por meio dessa nova plataforma informacional, pretendemos, além da promoção do acesso a esses conteúdos, permitir um diálogo mais participativo e qualificado com os diferentes públicos do museu. Entendemos que, com essas informações digitalizadas e organizadas, agora disponibilizadas publicamente, será possível para qualquer interessado realizar combinações e recombinações informacionais, permitindo a criação de novas dinâmicas de relacionamento social em torno dessas redes informacionais. Esperamos, com isso, trazer não só uma maior circulação da informação em rede, como também a possibilidade de produção de novos conhecimentos ao se conectar e recombinar pedaços de informação que nunca foram combinados antes, gerando efeitos potencialmente criativos, novas formas de observação, novos pontos de vista e novas formas de compreensão dos fenômenos artísticos, científicos e tecnológicos.
A plataforma SESI Lab digital foi criada utilizando o software livre nacional Tainacan, plataforma online para a criação de repositórios digitais e difusão dos acervos com foco em mídias digitais. O Tainacan utiliza tecnologia WordPress, e é atualmente a plataforma para difusão de acervos do Instituto Brasileiro de Museus e de diferentes instituições museais, como a Fundação Nacional das Artes (Funarte), o Museu do Ipiranga (MP/USP), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outros. O software Tainacan tem como principal característica a baixa curva de aprendizagem e flexibilidade que permite diferentes customizações conforme a necessidade institucional. Fruto de um projeto de pesquisa da Universidade Federal de Goiás, atualmente na Universidade de Brasília, o Tainacan vem se firmando como uma solução tecnológica acessível e de fácil utilização para o contexto das instituições culturais nacionais.
Ao aderir ao Tainacan, o SESI Lab passa a fazer parte de um conjunto de instituições de cultura e memória que, ao disponibilizarem seus acervos de forma on line, colaboram para a democratização do acesso ao conhecimento. Para facilitar a interação com os usuários, o Acervo Digital do SESI Lab conta com um serviço de busca integrada, além de curadorias temáticas e filtros que facilitam a navegação e a pesquisa. Dessa forma, mesmo as pessoas que não podem visitar o museu fisicamente poderão desfrutar das possibilidades de busca e integração aqui disponibilizadas. Esperamos que, com essa iniciativa, mais pessoas possam conhecer e aprender com o nosso acervo, criando novas possibilidades de uso e partilha de conhecimentos em prol de uma sociedade mais plural e democrática.