Identificação
Título
Futuros Possíveis e Prováveis
Tipologia
Descrição
Futuros Possíveis e Prováveis evoca uma discussão sobre aspectos socioambientais das tecnologias e práticas sociais presentes ou emergentes na atualidade. O objetivo geral é estimular uma reflexão crítica acerca dos possíveis cenários contemporâneos e futuros, de maneira lúdica e contextualizada, através
de um jogo que incorpora modelos matemáticos e conceitos das ciências sociais e políticas.
Essa atividade se concentra na Galeria Imaginando Futuros, propondo uma nova maneira de interação com as obras da Parede de Futuros e os aparatos da Curva de Sino e Torneio do Futuro. Assim, os participantes são incentivados a debater temas como regimes políticos, sustentabilidade, educação, acessibilidade, mídias, segurança digital, mobilidade urbana, entre outros, e, de forma colaborativa,
estabelecer prioridades dentro de cenários que contemplam diversas possibilidades tecnológicas.
Ano de criação
2023
Temas
Eixo temático
Palavras-chave
Atualidade | Coletividade | Debate | Estatística | Ficções
Área / Componente curricular
Arte | Ciências | Matemática | Sociologia
Referência
BRANDALISE, I. ([s.d.]). IMAGINAR FUTUROS PARA ROMPER A INÉRCIA. Goethe-Institut Brasil. Recuperado 16 de julho de 2023, de https://www.goethe.de/ins/ar/es/kul/sup/tde/ine/22030263.html | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. | LASELVA, R. A curva normal: Interpretação e tomada de decisão por meio de Projetos para o desenvolvimento do Letramento Estatístico por alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. São Paulo, p.142. 2022. Disponível em: https://sca.profmatsbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=6819&id2=171054414 Acesso em: 21 jan. 2024. | MATOS, A. S. de M. C. Utopias, distopias e o jogo da criação de mundos. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 24, n. 1 e 2, p. 40–59, 2018. DOI: 10.35699/2316-770X.2017.12600. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/12600. Acesso em: 21 jan. 2024.
Conexões SESI LAB
Instalação interativas
Galeria
Obras de arte
Galeria
Exposições
Premissas Conceituais
Conexão BNCC
Ensino Fundamental > Ciências > EF07CI06 | Ensino Fundamental > Matemática > EF07MA35 | Ensino Fundamental > Ciências > EF09CI13 | Ensino Fundamental > Arte > EF69AR31 | Ensino Médio > Habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias > EM13CNT205 | Ensino Médio > Habilidades de Linguagens e suas Tecnologias > EM13LGG303 | Ensino Médio > Habilidades de Linguagens e suas Tecnologias > EM13LGG304 | Ensino Médio > Habilidades de Linguagens e suas Tecnologias > EM13LGG602 | Ensino Médio > Habilidades de Matemática e suas Tecnologias > EM13MAT311
Conexão STEAM
Ressalta a arte como linguagem e campo capaz de abordar os temas de relevância social e como motor de discussões acerca das tecnologias. Propõe uma discussão de prioridades com base na compreensão de modelos estatísticos.
Conexão CTSA
Evidencia as relações entre tecnologia, sociedade e ambiente, através de discussões fundamentadas sobre os temas. Corrobora com a compreensão de si como sujeito capaz de agir socialmente e tomar decisões em favor de um objetivo em comum.